2 de junho de 2010

ORIGEM DA PALAVRA MERDA

Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala "merda" antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão. Esta expressão que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações tem origem remota.

A expressão “MERDA” usada no teatro surgiu na França, e existem duas versões da história de seu surgimento.
Leia as duas e eleja a sua melhor... (eu particularmente prefiro a segunda versão.)

Primeira Versão:
Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade.
No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo.
Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô.
Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.

Segunda Versão:
Antigamente as pessoas chegavam aos teatros em carruagens. Quanto mais carruagens, mais merda os cavalos deixavam nas ruas e calçadas.
Assim, muitas pessoas entravam no teatro com os sapatos sujos, de merda, e quanto mais merda deixada nos capachos, mais a casa estaria cheia.
Assim, a expressão “MERDA” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações.

Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “MERDA”, deve-se responder apenas “MERDA” ou ficar calado.

Portanto, MERDA a todos!...


Fonte: http://teatroosmelhoresanosdasnossasvidas.blogspot.com/2009/11/origem-da-expressao-merda-no-teatro.html

Nenhum comentário: