14 de novembro de 2011

AS DUAS UNIDADES

Partimos do princípio que o ser humano é uma unidade, um todo indivisível. Cientistas tem demonstrado que os aparelhos físicos e psíquicos são totalmente ligados. O trabalho de Stanislavski sobre as ações físicas vão também nesse sentido; idéias,emoções e sensações estão indissoluvelmente estrelaçadas. Um movimento corporal é uma pensamento. Um pensamento também se exprime corporalmente. É fácil compreender isso observando os casos mais evidentes: a idéia de comer pode provocar a salivação, a idéia de fazer amor pode provocar a ereção,o amor pode provocar um sorriso, a raiva pode provocar o endurecimento da face, etc. Isso será menos evidente quando se tratar de uma maneira particular de andar, de sentar, de comer, de beber,de falar. Portanto, todas as idéias, todas as imagens mentais, todas as emoções se revelam fisicamente.
Essa é a primeira unidade, a dos aparelhos físico e psíquico. A segunda é a dos cinco sentidos. Eles não existem em separado, estão todos ligados entre si. As atividades corporais são atividades do corpo inteiro. Nós respiramos com todo o corpo: com os braços, com as pernas, os pés, etc., mesmo que os pulmões e o aparelho respiratório tenham uma importância prioritária no processo. Nós cantamos com o corpo todo, não somentes com as cordas vocais. Fazemos amor com o corpo inteiro, não somente com os órgãos genitais.
O jogo de xadrez é um jogo muito intelectual, cerebral; no entanto, os bons jogadores se envolvem também fisicamente em uma partida; eles sabem que o corpo inteiro pensa, não exclusivamente o cérebro.

BOAL, Augusto, 1931 - Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª edição rev. e ampliada. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Nenhum comentário: