31 de outubro de 2010

Críticas sobre "Dona Casmurra"

Original na originalidade


À peça Dona Casmura não cabe outro adjetivo senão o de ser original. É fato que alguém que se proponha a reler Machado terá que se dispor ao sacrifício de, após horas insone, construir algo que se aproxime do que lhe era peculiar, ou seja, a originalidade.

Ter como foco a juventude pressupõe tanto uma preocupação com a formação de uma nova sociedade, como também a atenção dada aos traços marcantes da obra machadiana, quais sejam: ironia, olhar atento por sobre a realidade, etc. Traços típicos da juventude contemporânea revestidos com outras nomenclaturas como, por exemplo, a idéia de juventude conectada, sabendo do que se passa, mesmo que não estejam transformando esta informação em conhecimento.

Por fim, e, talvez, o que tenha marcado e cativado melhor o público, o fato de se ter discutido conflitos sentimentais, tão presentes na realidade juvenil. Ao construir uma reflexão que se propõe orientadora sob a ótica da literatura a companhia realizou algo sui gêneris, posto que temos cedido o lugar de educadores de nossa juventude aos veículos midiáticos.

Portanto, mesmo diante da escassez de patrocínios, falta de apoio e sensibilidade do poder público e da pouca importância dada, pela maior parte das pessoas, aos espetáculos teatrais, a Cia Palco inova e a cada nova obra nos surpreende com a singularidade dos grandes."


Rafael G. Moreira

Professor e Coordenador Pedagógico




"Levei meus alunos, assisti e recomendo. Vale a pena! É uma peça que incentiva a todos ao hábito da leitura e desmistificando a chatice de nossa Literatura. Comprove!"


Zé Carlos, assistiu Dona Casmurra em Porto Seguro




"Mateus, só hoje pude ler com calma a adaptação e queria dizer que gostei bastante. Também sou dramaturgo e achei a solução de concentrar toda a ação no diálogo dos dois muito boa, eu não teria feito melhor. Aliás, eu nem tinha imaginado esse texto como teatro. Parabéns."

Ivan Jaf - Autor do livro Dona Casmurra e seu Tigrão

Nenhum comentário: