12 de julho de 2010

V FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA

Acontecerá na semana de aniversário dos 100 anos de Itabuna o V Festival Multiarte Firmino Rocha organizado ela FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania). O festival que acontece desde o ano de 2006 é alvo de muitas críticas por parte dos principais artistas da cidade.
Algumas pessoas perguntam porque a Cia Teatral Palco não participa deste festival. Bem, nós participamos do 1º, no ano de 2006, sendo vencedores. Mas neste mesmo festival percebemos muitas coisas erradas, e mesmo com solicitações de vários artistas, as mudanças não aconteceram.
No ano de 2007, se não me engano, houve um tumulto após o resultado dos espetáculos teatrais, onde os jurados deram um resultado e os organizados mudaram sem consultá-los.
Muitos espetáculos apresentados no festival são de péssima qualidade e os critérios de seleção de inscrição são falhos.
Mudou o presidente da FICC, mas os problemas continuaram os mesmos.
Deixo claro que não somos contra o festival, pelo contrário, ele é muito importante para a cidade, mas não adianta se ele é mau organizado. Qual o proveito que tiramos dele?
Porque não temos oficinas? Muitos grupos são novos, seria importante aprendermos coisas novas. Poderíamos ter palestras ou outras atividades que pudessem envolver público e artistas. Enfim, pensar mais na cultura e não achar que só porque está lotando o teatro, está sendo um sucesso.
Esperamos que o Sr. Dr. Cyro de Matos olhe mais para os artistas da cidade e procure ouvi-los, afinal de contas ele é o nosso representante e não nosso chefe.

Nenhum comentário: